segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Dapunksportif

Pagina oficial :https://www.facebook.com/dapunksportif?ref=ts&fref=ts Canal do youtubehttp://www.youtube.com/user/dapunksportifband
Os Dapunksportif surgem em finais de 2004 em Peniche (Portugal) tendo por base o duo e núcleo criativo: João Guincho e Paulo Franco, companheiros de longa data noutros projectos e o produtor Marco Jung.
“Overdrive”, a maqueta de apresentação, cedo produziu boas críticas levando a banda a participar em diversos concursos e a pisar palcos de Norte a Sul de Portugal. Tiveram honras de abrir espectáculos para os Xutos e Pontapés na digressão Três Desejos, que culminou no Coliseu dos Recreios. Também em Espanha foram elogiados e voltaram entre os cinco finalistas do concurso Ibérico “Yamaha X – Band 2006”. Também tivemos ocasião de os ver incendiar o Palco Quinta dos Portugueses no Festival Super Bock Super Rock XL (edição 2006) ao lado de bandas como: Tool, Alice In Chains, Deftones, Placebo entre outros.
Em Junho de 2006 foi lançado:"Ready!Set!Go!", produzido pelos DaPunkSportif e Marco Jung o álbum de estreia da banda, com o selo da editora Rastilho. Os 7 temas (e o vídeo "I Can´t Move" como bónus) mostram-nos que estamos na presença de uma banda Rock na verdadeira acepção da palavra: Rock visceral, musculado e Stoner qb, tudo apoiado por uma secção rítmica demolidora, um groove frenético e riffs sem limites temporais. Aqui fala-se de velocidade, de veículos motorizados, de encontros inesperados, da necessidade de embarcarmos numa viagem sem regresso marcado, de vivermos cada dia das nossas vidas como se fosse o último, de Rock tocado com a força demolidora de uma bigorna.
O álbum recebeu excelentes críticas pela imprensa nacional e estrangeira, tendo ficado no top5 do Blitz escolha dos leitores bem como no top de vários sites musicais especializados. O single “I Can´t Move” integrou a playlist da Antena 3 e o respectivo videoclip estreou-se no programa Brand New da MTV PT, tendo integrado a sua playlist e sido reconhecido como um dos melhores vídeos nacionais de 2006. A faixa “I can’t move” integrou ainda a compilação “Novo Rock Português”, lançado pela Chiado Records.
Durante o ano de 2007 a banda passou a barreira dos 70 concertos em Portugal e Espanha, destacando-se as actuações em Xan Xuan Beach Festival (Avilés, Astúrias), primeira parte de Fu Manchu no Paradise Garage, primeira edição do Festival Alive figurando no cartaz ao lado de nomes como: White Stripes, Smashing Pumpkins, Beastie Boys, Pearl Jam; e a digressão “Kick Off the Rock Fest” com Fonzie e Vicious Five.
No Verão de 2007 lançou o segundo single “Private Disco”, integrando mais uma vez a playlist da rádio Antena 3 e respectivo videoclip a rodar em vários canais televisivos. No final do ano foram convidados e participaram na série da Antena 3 “3 Pistas” .
Depois do arranque acelerado e vertiginoso que “Ready!Set!Go!” proporcionou amotinam-se e surge “Electro Tube Riot” produzido pelos DaPunkSportif e Marco Jung. Este é o segundo álbum da banda, com edição e distribuição dos próprios e da Lisboagência.
A gasolina é agora substituída por electricidade e, na audição destes 11 temas, propõe-se uma viagem por entre aglomerados de válvulas incandescentes, alimentadas por guitarras em despique que aquecem o cimento cinzento da urbe e invadem o cérebro letárgico, provocando ondas de espasmos.
O estilo continua a ser Rock, com tracção a duas guitarras em riste, assente numa secção rítmica bem musculada. Aqui invoca-se o espírito “old school” dos idos anos 70, fazendo tangentes a algum do Hard Rock/ Heavy Metal dos anos 80 ( sem direito a permanentes!!! ) sempre com a mira apontada na procura e essência do formato de canção.
A bateria, motor essencial deste processo, ficou a cargo dos convidados: Marco Jung, Zé Carlos (Umpletrue, Wonderland), Fred (Yellow W Van, Oioai, Buraka Som Sistema) e Kalú (Xutos&Pontapés).
O primeiro single extraído: “Friends (come and go)”, voltou novamente a integrar a playlist da Antena 3 tendo a banda sido convidada para um pequeno concerto acústico aquando do aniversário da mesma e bem como o respectivo videoclip com bastante rotação na MTV e SIC Radical.
Segue-se então, novamente, uma nova digressão com bastantes concertos por Portugal e Espanha em Festivais de Verão, evento Levi’s Unbuttoned e Concerto Vodafone Flash.
Actualmente, a banda prepara o seu terceiro longa duração e procura editoras interessadas em editar o seu trabalho e, de referir que esta é detentora de todos os direitos das edições anteriores.

Sem comentários:

Enviar um comentário