quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Igreja Do Rock

Pagina oficial:https://www.facebook.com/pages/Igreja-Do-Rock/123092084439075
Na primavera de 2010 nasce a Banda Igreja do Rock. Esta é composta pelo teclista e fundador Filipe Correia, o vocalista Jorge Sousa e Guitarrista Ricardo Fernandes.
Filipe Correia começa a sua formação musical em 1988 aos 4 anos de idade. Logo na adolescência e paralelamente com os estudos, realiza trabalhos musicais a solo e em conjuntos da terra.
Alguns anos mais tarde, no ano 2000 numa viagem a França, Filipe Conhece Jorge Sousa aquando este tocava piano no bar d´Hotel. Jorge que se encontrava no mesmo lugar, é despertado pelo som do piano e decide ir falar com ele.
Jorge Sousa que desde tenra idade despertara um grande interesse pela música, onde participa como cantor, desde muito cedo, em bandas suas conterrâneas.
Ao conversar com Filipe descobrem que vivem na mesma cidade e apenas a alguns minutos de distância. Desde então nunca mais perderam ligação, chegando a realizar projetos musicais mas sem algum fim.
Em Dezembro de 2003, numa noite de Festa, Filipe conhece Ricardo Fernandes num Bar. Este sem ter tido até então qualquer tipo de ligação á música, é por influência de Filipe que descobre a sua paixão pela guitarra, começando sua formação musical em 2007 sem nunca ter parado até hoje.
Com isto, é então em 2010 que Filipe reúne Ricardo e Jorge com a ideia de formar uma Banda.
Estes, aceitaram de imediato e assim iniciam-se os primeiros ensaios. Os três elementos começaram a trabalhar e um estilo muito próprio começou a definir-se, surgindo uma variante de Rock muito particular e melódico com influências desde o Hard Rock, rock psicadélico, pop-rock e o fado.
Pouco tempo depois, o nome da banda é sugerido por Ricardo Fernandes, na sequência do primeiro concerto ao vivo, realizado numa festa popular que contou com a presença de vários artistas seus conterrâneos. Dezenas de nomes já teriam sido postos em cima da mesa! Com o aparecimento repentino deste primeiro concerto os três elementos teriam mesmo que chegar rapidamente ao seu nome. É então que ao ver um programa de tv sobre música, que Ricardo Fernandes ouve o nome church of Rock… Este nome é logo sugerido no mesmo dia á noite num bar, onde todos se costumavam a reunir. Alguns sons melódicos e até chegando a ser eclesiásticos que se começara a sentir nos ensaios e no estilo que está a ser criado, fizeram cair o nome na perfeição. Filipe e Jorge só propuseram traduzir o nome para Português devido ser a sua língua e também pelo facto de todos os seus originais serem em Português. E assim aparece o nome “Igreja do Rock”.
O agrado pelos poetas Portugueses, deu algumas das letras a este conjunto, ao cabo que as composições das mesmas são feitas de melodias com um toque de tradicionalismo modernizado que lhes é reconhecido.
Em Dezembro de 2010, fazem o concerto de apresentação á banda, sendo também este o primeiro em seu nome, no cineteatro Cupertino Miranda, no Louro, Vila Nova de Famalicão. Onde foram apadrinhados pelo conhecido Fadista Local António Castro.
Entre 2010 e 2012 os vários concertos que fizeram em bares, festas populares, teatros e alguns que até os próprios organizaram, vão dar ao seu primeiro EP “Fogo Eterno” gravado no verão de 2012. Este é composto por um single original que dá o nome ao EP e uma revisão ao êxito de 1969 de Simone de Oliveira com “Desfolhada Portuguesa”.
É com a gravação deste primeiro EP que o conjunto começa a ter visibilidade na comunicação social e os leva á sua primeira entrevista numa rádio local.
Sendo Igreja do Rock em 2012 ainda não muito popular mas, já com algum reconhecimento pela sua qualidade e no seu sucesso, conseguem fazer o concerto de apresentação ao EP, com lotação esgotada, na melhor sala da cidade, que é a Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão. Começa aqui a sentir-se uma pequena legião de fãs, amigos e seguidores da Banda. No embalo deste concerto são logo convidados para o “Festival Montra”, realizado em Janeiro de 2013 que conta, com o apoio da Camara Municipal de Famalicão e que visa a promoção do melhor que se faz no Rock Famalicense. Também neste evento foram produzidos 500 Cd´s, com uma música de cada Banda participante no Festival. Igreja do Rock tem presente nesse álbum a música “Desfolhada Portuguesa”.
Quanto a 2013 as novidades não faltarão, um ano com várias atuações ao vivo e novas gravações, algumas delas já a serem trabalhadas.

Que Igreja do Rock esteja convosco!!..

Igreja Do Rock/playlist

Sem comentários:

Enviar um comentário